Você é Cidadão? Ou apenas vive aqui?

O que você faz e poderia fazer para melhorar nossa cidade?

Cidadania é a posse e exercício de um conjunto de direitos e deveres de natureza civil, política e social. Cidadania não é só ter um título de eleitor, não é só votar ou ser votado. Vai muito além disto. Cidadania é participar da “vida da cidade”. É fazer parte, contribuir, questionar, criticar quando for indispensável. Mas a crítica tem que ser construtiva e propositiva. Não pode ser a critica pela critica, pelo quanto pior melhor. Não pode ser a crítica por pirraça.

Exercer a cidadania é se preocupar com a situação das ruas da cidade, e não só as com do seu bairro. É fiscalizar a verba para que a cidade toda receba melhorias, e não apenas pedir para arrumarem a sua rua. Exercer a cidadania é se preocupar com a educação oferecida na escola pública do seu bairro e de todas as escolas do município, e não apenas xingar o professor por não fazer algo que seu filho queria, mas que não precisava. Mesmo que seu filho não estude lá você tem o direito e o dever de cobrar e fiscalizar a secretaria de educação, diretores, coordenadores e professores por uma educação de qualidade. É se preocupar com o SUS, mesmo tendo um bom plano de saúde privada. É participar das audiências públicas, das sessões na câmara de vereadores, é frequentar a “casa do povo”, fazer parte dos conselhos municipais participativos, questionar os vereadores e “investigar” as ações do prefeito.

Temos diversos conselhos organizados em nosso município. Conselho de desenvolvimento Sustentável, em que se discute e se decide assuntos ligados à agricultura, pecuária, pesca e meio ambiente. Temos o conselho municipal de saúde, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Você faz parte de algum deles? – não? Tá bom, e na Câmara de Vereadores, a casa do povo, quantas vezes você foi lá? – Nenhuma? Tá, e no último ano? – O quê? Você nunca foi a uma sessão na câmara de vereadores? Então você acompanha os trabalhos do seu vereador só pelas redes sociais? Pelo que dizem sobre ele e sua atuação na câmara?

Você tem o direito de participar das ações que envolvem a política na sua cidade, mas você deveria ter em mente que mais que um direito, seria seu dever. Ir na escola do seu bairro perguntar a diretora como você pode ajudar. Promover um sopão solidário. Promover a arrecadação de roupas e alimentos para quem não tem ou para ajudar instituições.

Existem muitas formas de exercer sua cidadania. Temos certeza que encontrará uma que lhe agradará e fará nossa cidade um lugar melhor.

  • Você pode conhecer mais sobre os conselhos;
  • Acompanhar audiências públicas;
  • Ficar de olho no portal da transparência;
  • Participar das pré conferências e conferências da sua cidade;
  • Promover ações ativistas;
  • Utilizar a Ouvidoria Pública (Escreveremos mais em breve);
  • E por último, mas não menos importante, estudar sobre política e cidadania, e não apenas acreditar em notícias que vê na Internet !!

Cidadania é participar! Pense nisso, procure fazer sua parte, dar sua contribuição por uma cidade melhor.

 

Ass: O Estuário

Março de 2019

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s