Vereador não entende de planejamento ou precisa enganar a população fingindo que trabalha para ganhar votos?

Qual a dificuldade do vereador entender qual sua função? Tem vereador que só sabe de Ofício de Indicação !!!

Os vereadores não deixarão de fazer o que pra eles é eleitoralmente viável. Então o primeiro passo é o cidadão saber qual seu papel !!!

Após os alagamentos em Guaratuba, subiu muito os encaminhamentos que alguns vereadores fazem ao executivo em relação ao patrolamento, fresado, limpeza de valetas e serviços do tipo.

Já publicamos, um texto anterior falando quais as funções do vereador. Mas nosso texto, com certeza não chegou aos nossos nobres representantes do legislativo. Infelizmente, todo início de sessão é a mesma coisa. Inúmeros pedidos de melhorias em ruas. Como se a prefeitura não tivesse um secretária para cuidar desse assunto. Entendemos quando o vereador solicita uma ou outra melhoria, que possa ter passado batido pelo Executivo, mas toda sessão é uma penca de pedidos. Vereador tem sim que andar pela cidade, ouvir a população, lutar por melhorias. Mas senhores vereadores, vamos legislar, vamos fiscalizar. Deixemos o trabalho de arrumar as ruas para as patrolas.

Quem esteve na câmara, pode ver quando o Secretário de Obras, Mário Edson Fischer, por lá esteve e mostrou os trabalhos realizados e o planejamento futuro. O Secretário em questão apresentou sua equipe e sua forma de trabalho, o que pareceu ter um bom controle e um bom conhecimento do seu serviço.  Contudo, como é Lei em nosso país, em nossa casa de Leis, o povo não pode fazer perguntas, apenas os vereadores tiraram algumas dúvidas.

Mas se pudéssemos fazer algumas perguntas ao Secretário, quais seriam as perguntas?

A minha primeira, sem dúvidas seria: Vereador ficar pedindo pra arrumar rua atrapalha o planejamento da Secretaria?

A 2ª seria: Qual a ordem em que são realizadas as melhorias? Qual a ordem de prioridades? Vereadores primeiro, 156 depois e o planejamento da secretaria por último?

A 3ª seria: Como o vereador pode ajudar? E como a população pode ajudar?

E por último, mas não menos importante: Existe algum lugar que possamos acompanhar o planejamento futuro da secretaria?

Sabemos que o Facebook da prefeitura é uma importante ferramenta de divulgação dos serviços da secretaria de obras, porém sentimos falta de ter acesso a mais informações, sentimos falta da oportunidade da população acompanhar e fiscalizar melhor os serviços e também opinar e dar o feedback do trabalho realizado.

A falta de participação popular e a dificuldade ao acesso das informações não é exclusividade desta secretaria ou do nosso município, mas sim de quase todas as cidades do Brasil. Mas porque não podemos fazer diferente? Devemos participar, cobrar e colaborar mais da vida pública da nossa cidade.

 

Ass: OEstuário.org

Maio de 2019

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s