Encontro de consumo consciente e economia solidária do Litoral – Faça sua Inscrição

O Coletivo de Convivência Agroecológicas (CCA) está fazendo um chamado para a organização do I Encontro de Consumo consciente e economia solidária do Litoral.

Você gostaria de vender seus produtos? De mostrar sua arte, seja ela em forma de pintura, música, dança, teatro? Gostaria de ajudar na organização de um evento solidário, consciente e colaborativo? Tem interesse em desenvolver a sua comunidade e valorizar a cultura local? Então podemos lhe ajudar se você tiver interesse em ajudar o CCA.

Você sabe o que é o CCA?

Como eles mesmos dizem “Somos um grupo de pessoas apaixonadas pela vida e em busca de promover a agroecologia no Litoral do Paraná. A iniciativa CCA – Centro de Convivências Agroecológicas tem como objetivo principal fomentar a agroecologia na região.

Esse projeto vem sendo construído com base em 3 eixos principais: Horta Comunitária, Gestão de resíduos sólidos (compostagem) e Eventos, a proposta é facilitar trocas de saberes, oficinas, plantio agroecológico, ações culturais, capacitações, conscientização ambiental, segurança alimentar e contribuir com o desenvolvimento local no âmbito social, ambiental e econômico. Gratuito e Aberto a todos.”

Você sabe o que é consumo consciente? Segundo definição do Ministério do Meio Ambiente “Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade. O consumo consciente é uma questão de hábito: pequenas mudanças em nosso dia-a-dia têm grande impacto no futuro. Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.

Alguns princípios do consumo consciente são:

-Planejar suas compras

– Avaliar os impactos de tudo que você usa (Social e Ambiental)

– Consumir apenas o necessário

– Cobrar políticos e empresas por melhorias sócio ambientais

– Divulgar o consumo consciente

– Separar o lixo e reaproveitar embalagens

– Diminuir o consumo de produtos não recicláveis e de plásticos

Essas são algumas das atitudes, mas todas visam a melhoria do ambiente e da sociedade, tendo em vista a conservação da natureza e da cultura.

E por último, mas não menos importante, o que é economia colaborativa / solidária?

Segundo o ministério do Trabalho “Economia solidária é definida como o “conjunto de atividades econômicas – de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito – organizadas sob a forma de autogestão.” Compreende uma variedade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário”

Agora que a parte teórica passou e você conhece os termos, vamos ao que interessa.

O CCA está montando uma equipe para organizar esse encontro e junto a isso, fazendo um breve levantamento de quantas pessoas podem e tem interesse em participar e ajudar, seja da forma que for. Vendendo produtos ou artesanatos, ajudando na organização ou participando das oficinas e apresentações culturais. Toda a ajuda é bem vinda.

Se os temas te interessaram e chamaram sua atenção, pedimos para que responda o questionário abaixo:

Ficha de Inscrição – I Encontro de Economia Solidária

Para conhecer os trabalhos realizados pelo CCA, acesse:

Facebook CCA
Obrigado a todos !!

 

Ass: OEstuario.org

Data: Maio de 2019

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s