Curso do Plano Municipal da Mata Atlântica de Guaratuba

Qual a importância da Mata Atlântica para nós e para nossa cidade !!

Guaratuba receberá no dia 25 de Junho, terça-feira, um curso de Introdução ao Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, considerando Mudança do Clima e AbE. Vocês sabem o que isso significa? Pois bem, nós também não sabíamos e fomos atrás para tentar explicar de uma forma simples que mostre a importância do curso e do Plano Municipal para a cidade e para todos nós.

Primeiramente, Plano Municipal é um documento que orienta quais devem ser as atitudes tomadas pelos gestores num certo período de tempo, então é como se dessemos uma dica para a prefeitura do que ela deve fazer.

Segundo, a Mata Atlântica é uma floresta exuberante, extremamente rica em biodiversidade, reconhecida como Reserva da Biosfera pela Unesco e como Patrimônio Nacional pela Constituição Federal de 1988. É ainda, uma das mais ameaçadas, pois foi o primeiro ecossistema brasileiro a sofrer modificações decorrentes das ações humanas no período em que nosso país era colônia. É onde estão as grandes aglomerações humanas, os grandes centros urbanos, pólos industriais, intensas atividades econômicas, como os portos. A porção que compreende o território do Paraná  é ainda mais especial, recebe o nome de Floresta Ombrófila densa – ombrófila (amigo das chuvas), que significa que é um ecossistema em que chove muito e portanto, devido ao grande volume de chuvas e às temperaturas elevadas, proporciona um ambiente adequado para o desenvolvimento da flora e da fauna, tornando esse ecossistema o mais rico do planeta, pela grande diversidade e complexidade biológica. O Bioma Mata Atlântica originalmente, cobria quase que todo o território paranaense e a formação vegetal, Floresta Atlântica, cobria 3,7% do território paranaense e embora, seja o Estado em que a Floresta se manteve mais preservada, nas últimas décadas o Paraná vem liderando o ranking da derrubada da floresta nativa, o que faz do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, uma conquista, um avanço nas discussões da área ambiental.

Então o Plano Municipal da Mata Atlântica será um documento com ações que a prefeitura, em tese, deverá seguir com relação a Mata Atlântica no nosso município.

Em Guaratuba, temos a honra de ter uma Área de Proteção Ambiental (APA) e o Parque Nacional Saint Hilaire – Lange. Essas áreas contabilizam aproximadamente 90% da área total da nossa cidade.  

O Curso é gratuito, com inscrições no local a partir das 8:00 e o o curso começará às 8:30 da manhã e terá 5 palestras / aulas sobre temas ligados a Mata Atlântica e Plano Municipal, terá coffe break e momentos de interação e dinâmicas entre os participantes. Haverá uma pausa para o almoço e retorna às 13:30, encerrando-se as 17:00 do mesmo dia. Os convidados são a Drª. Gisele Sessegolo, diretora da empresa Ecossistema Consultoria Ambiental,  coordena diversos estudos na área de ecologia. Fernando Alegretti, mestre em Escola de Florestas e Estudos Ambientais pela Universidade de Yale, sócio da empresa AMAPAZ Projetos Sustentáveis Ltda., atua com temas ligados a conservação, comunidades tradicionais, reservas sustentáveis e reservas extrativistas. Professor Marcos Gernet, mestre em Ciência do Solo pela UFPR, tem conhecimento na área de Gestão Ambiental, agroecologia, educação ambiental. E Renato Lobato, arquiteto, mestrando na área de Gestão Urbana e atua como consultor técnico com planejamento urbano e regional, habitações de interesse sociais, planos diretores, etc.

A participação é importante para conhecer do que se trata o Plano Municipal e trocar conhecimentos a respeito das necessidades de cada um. Quanto mais gente interessada em participar, mais rica é a experiência e maior o alcance das definições.

Você pode até achar que não, mas a floresta que nos cerca, influencia e muito a vida da cidade e a sua vida. Faça parte desse curso e aprenda muito sobre a importância e como ela pode melhorar nossa cidade.

Para saber mais sobre Áreas de Proteção Ambiental e Unidades de Conservação, deixamos alguns links no final do texto.


Aguardamos vocês

Data: 25/06/19 (Terça-Feira)

Horário: 08:30

Local: Câmara Municipal de Guaratuba
IAP – Área de Proteção Ambiental de Guaratuba http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=121

Plano de Manejo – http://www.iap.pr.gov.br/pagina-1288.html

Mapa e dados sobre a APA de Guaratuba – https://uc.socioambiental.org/arp/1184

Série Ecossistemas do Paraná – Mata Atlântica – http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/cobf/V3_Mata_Atlantica.pdf

Roteiro para o Plano Municipal da Mata Atlântica – http://www.mma.gov.br/publicacoes/biodiversidade/category/142-serie-biodiversidade?download=1018:serie-biodiversidade-biodiversidade-48

Texto por: OEstuário.org

Publicado: Junho / 2019

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s