Novela Guaratuba – 29/07

Boa noite a todos, leitura da bíblia, sobre a proteção de Deus e geral tando aqui, vamo dá-le. De acordo com o estabelecido dentro do regimento interno, vamos iniciar mais um capítulo dessa novela.

Parte I – Muitos Bobs e Ruas e Blábláblá

Aprova-se a ata passada. Expedientes recebidos:

Ofício de 100 Mil Bobs (Moeda de Alice), de aperfeiçoamento do SUS para a reforma de unidade de atenção especializada à saúde. Lista das ruas, com 7 Km para serem pavimentados com 20 milhões de Bobs. Projeto de Lei sobre o parcelamento de débitos do Guaraprev. Projeto de Lei que autoriza a concessão de uso de bem público. Nei pedindo pavimentação de rua, pra variar um pouco. Paulina pede travessia elevada na escola da prainha, pede lombada atrás do Ginásio Zé Richa, Donizete reforça que já fez esse pedido.

Tato pedindo pavimentação de rua, Itamar pedindo poste, Donizete pedindo deck na praia do Brejatuba e também pedindo Rua pra não ficar atrás dos demais vereadores.

Alex (que belo bigode Sr. Vereador, sentimos inveja) pede pintura e demarcação da orla central para os atletas, pegando no pé do secretário, pede também acadêmia ao ar livre na prainha. Paulina pede estacionamento em frente ao Raio de Sol. Itamar pede um blábláblá pra colocar o nome do vereador nas leis sancionadas (Ter o nome na lei é melhor que fazer o bem a população, pois eleição tá chegando e precisa de votos para se reeleger).

Parte II – Aprova tudo memo

Projeto de Lei do Prefs que já foi discutido desde fevereiro e que em maio foi aprovado e que agora retorna em regime de urgência, tendo sido votado o déficit mas que agora precisa ser aprovado. Nosso presidente fala um pouco da reforma da previdência que nunca será suficiente (???) para pagar o Guaraprev (como todo ano são aprovados os reparcelamentos dos aportes ao Guaraprev que deveriam ser feitos integralmente para garantir a futura aposentadoria integral dos servidores de hoje, se os aportes não são feitos, a cidade fica “negativada” impedindo a solicitação de novos empréstimos). Só pra não perder o costume 8×4 foi aprovado o regime de urgência e assim será até o fim da sessão. Mais pedido da retirada de comissão (já que não serve pra nada essas tais comissões, porque tudo sai da análise das mesmas). Tato, Paulina, Itamar e Donizete são os que votam contra, os demais votam a favor das ordens que vem do Palácio Real. Esse projeto tem o valor de 1,4 Milhões de Bobs. Servidor? Certidão Negativa? Tempo para analisar projetos? Financiamentos Eleitoreiros? Afogadilho? Comissões? Jamais saberemos. Em votação o projeto tem o mesmo resultado, 8 para o time da casa x 4 para o time sem camisa.

Parte III – Queria parabenizar!! To indignada!! Inutilidade!! É Impossível!! Falando em Cassino, tem cartas marcadas e o mestre mandou!!! 

Gabriel parabenizando um monte de gente como sempre. O cidadão mais grato e satisfeito de Guaratuba, toda sessão ele só quer parabenizar alguém e agradecer pelos acontecimentos, a principal função dele é informar para nós o que aconteceu de bom no fim de semana. Mas deixamos nossas honrarias ao Eduardo Nunes pela conquista da medalha de Bronze no mundial de Jiu Jitsu. 

A Professora Paulina está indignada com a questão das comissões que não analisam projetos do time sem camisa, deu como exemplo o caso do projeto da depressão (já escrevemos uma introdução sobre https://oestuario.org/2019/05/29/psicologia-pp/). Reforça também que a administração pública não respeita o legislativo quando coloca em votação os projetos em regime de urgência, diz que o edital não está claro porque as ruas que serão pavimentadas serão pavimentadas e reclama que não pode nem opinar. “Um descaso com essa casa de leis”. Também agradece a Rádio Alternativa que abriu espaço para a comissão e o núcleo da educação pudesse divulgar suas ações.

Tato reclama da inutilidade que o Prefs dá aos legisladores, falta de respeito, comissões instituídas (e destituídas). É impossível, tudo no tratoraço, a toque de caixa. Desespero porque ano que vem tem campanha e tem que fazer asfalto. Também tá indignado, não vai comprar uma caixa de água, são milhões de Bobs. Infantilidade absurda, dúvido que esteja errado e essas coisas. (Aprendemos muitas expressões pra mostrar indignação).

Paulo Eder Araujo, esteve com o sec, o prefs e o Josias, falou sobre o Guara Skate no Coroados, também esteve no Palácio do Governo, falou sobre os jogos de Aventura e Natureza, cometeu uma gafe bem estranha, já que ele foi até o Palácio do Governo e deveria saber que sediaremos tais jogos, juntamente com outras cidades do litoral. Parabenizou o responsável da Guaraprev, falou bem dos 20 milhão de Bobs.

Itamar disse que seria breve, mas pra variar não conseguiu. 20 Milhão, aprovado, sacado e em fase de fotos. 2 Milha aprovado, mas tem projeto que tá lacrado na comissão, o Kit Lanche e pra Depressão não tem urgência, porque não é do Prefs, que passa tudo rapidinho. E ele pergunta “Não tem ninguém que me responda essa noite?” (No próximo parágrafo da novela você saberá). Parem de brincar de mestre mandou e o baralho está marcado!! Ele será a resistência!! Pistolou!! Estado de direito, constituição, liberdade, democracia. Tudo rasgado, segundo ele. Sabia senhor presidente, que tem gente na prefeitura omitindo informações? O que o time da casa pode fazer que eu não posso? Provavelmente por não ser parente. E parafraseando uma prefeita da terra de Alice em uma entrevista a uma rádio “Procurem os meus vereadores, os da base, porque dos outros eu não vou aprovar”.

Alex “O Bigode mais bonito da cidade” Antun fala do empréstimo de Bobs, fala das ruas, fala do financiamento da Guaraprev, não era nenhuma novidade que teríamos que aprovar. Parabeniza a Elaine e dá boas vindas a Nilza, sobre a troca da secretaria de cultura e turismo. Fala dos jogos, parabeniza a galera dos esportes e da terceira idade e em resposta ao Itamar diz que Guaratuba tem o CAPS que tem psicólogos, assistente social, enfermeiro, psiquiatra, equipe de apoio que atende várias pessoas e diz que quem se trata fora da cidade de Guaratuba pode pedir a ajuda de custos para despesas durante o tratamento.

E nosso comentarista Oliveira não comentou nada, Nei não puxou o saco de ninguém, Linho não falou nada e só. Não batemos o recorde, mas quem sabe na próxima.

Fique atento ao próximo capítulo. Nesse mesmo dia (Segunda Feira), no mesmo horário (20 horas) e no mesmo local (Câmara de Vereadores)!!  Ou aqui pelas páginas de “O Estuário”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s