Novela Guaratubana – 12/08

Bom dia, boa tarde, boa noite Guaratubaninhos e Guaratubaninhas.

Chegamos hoje a mais um episódio dessa novela maravilhosa, e já vamos dando Spoiler, a melhor novela até hoje !!

Está longa porque teve quase uma hora de sessão e colocamos alguns comentários sobre determinados assuntos !! Pedimos que leiam com atenção e se puderem abram os links que estão no texto. Obrigado a todos que lêem e de alguma forma deixam sua contribuição com o nosso portal.

Parte I – Solidão no alto da montanha!

Logo na chegada notamos a solidão do presidente na mesa. Maria e Sergio estão ausente, assim deixando Nazário sozinho no alto da montanha.

Blá blá blá damos início, aprovada a ata da sessão anterior.

Notadamente triste pela falta dos colegas, o presidente solicita a presença do Diretor Parlamentar para leitura do das correspondências, Itamar, claramente preocupado com a solidão do presidente informa que ele deve convidar dois amigos para lhe acompanharem na jornada de hoje. Nosso querido presidente explica, Ita rebate, o presidente rebate a rebatida e a bola é minha e se eu não jogo ninguém joga.

Convite para a festa do Cubatão, solicitação de brindes para o Bingo que busca arrecadar fundos para a compra de uma cadeira de rodas elétrica para uma aluna do Joaquim Mafra.

O Presidente convida o Gabriel “Gratidão”, como membro mais velho e a Professora Paulina, vice-presidente, para fazerem parte da mesa, no alto da montanha.

Proposição dos vereadores. (Querem apostar que vai ter vereador pedindo pra arrumar rua?)

Gabriel pede, numa bela carta, travessia elevada no Coroados, pede também o desassoreamento das valetas do Coroados. Itinha pede pra que resolvam o problema da Av. Santa Clara no Piçarras, pede também ao prefs o concerto do asfalto. Tato “Valete de copas” pede pra arrumar rua (falei que alguém ia pedir, os outros passaram perto, mas Tato ganhou dessa vez). Donizete “9 tento” pede pra arrumar rua.

Professora Paulina pede relatório do Pagamento do ISS dos bancos e cartórios de Guaratuba, aprovado.

Moção de aplausos ao Dr. Carlos Eduardo. Impedido pelo Oliveira e retirado pelo presidente porque não cumpriu as normas do regimento interno. Notadamente os amigos do presidente não acalmaram os ânimos do mesmo. Parecer ao “Aluno Nota 10”. Itinha, como autor, pediu a retirada para acrescentar emendas. Moção ao “Nicanor da Farmácia”, favorável, aprovado. Parecer ao “Passe Livre”, favorável, aprovado.

 

Parte II  e Parte III – Tá tão bom que unimos a parte final !!

Com a palavra Professora Paulina, com base no regimento interno e na constituição da república, dá uma aula sobre o papel do vereador. Dessa vez sem o direito das diárias para seus nobres pares. Já escrevemos sobre isso (O que faz um vereador? e Vereador entende de planejamento??). E lembrou que quem realiza é o prefeito, que faz parte do EXECUTIVO, vereadores são do LEGISLATIVO, funções diferentes. Se votou contra em projeto beleza. A maioria votou a favor, ganhou, estilo Johnny Bravo. Vai continuar fiscalizando e aula terminou cobrando a clareza dos poderes e falando de algumas leis do código penal. Se está de acordo vota a favor, se não está de acordo obedece as ordens da casa grande? “Votou contra e agora quer fiscalizar” Absurdo. Essa é obrigação de todos, independe de ser da base ou da oposição. Obrigado pela aula professora. Esperamos que a base tenha prestado atenção. Falou da ACAMARES Por do Sol, associação de catadores (Facebook ACAMARES), pediu ajuda da população separando os recicláveis e dando destinação aos mesmos, para que esse material chegue até a associação. Informou o horário da coleta nos bairros. Quem puder leve até a associação, quem não puder e quiser ajudar pode ligar nos telefones 3472-8644 ou 3472-8647.

 

Vereador Gabriel, o morador mais ávido da Terra de Alice agradece as secretarias, o prefeito por toda a maravilha. Fala da ponte agradece a muita gente. Tá contente com todo mundo.

Donizete “Só reforçando”, reforça pedido de rua e outra coisa é reforçando travessia elevada, reforça os pedidos do lixo reciclável, cita o executivo, mostrando que prestou atenção na aula da Prof.

Laudir reforça o reforço do “Só reforçando”, falou das bicicletas, mães, filhos, passarelas elevadas e cita a praça central, não cobrará o líder “acamado”. Mas pede o término da praça, iluminação, pedras soltas, “ridículo”, má iluminação, acidentes. E a questão dos empréstimos, é óbvio que o papel do vereador é fiscalizar, inclusive cada metro do asfalto. “Ninguém tá fazendo cortesia com o chapéu de ninguém”, prestou atenção na aula. Ganhou estrelinha.

Itamar falou do seminário nacional de desenvolvimento da Maricultura, de grande valia, que aqui na nossa região não desenvolve a não ser o da região, fala do long line (método de cultivo), reclama do CPPOM (Centro de Produção e Propagação de Vida Marinha) tá lá e não conseguimos fornecer sementes. “Iniciativa Fantástica” mas que precisa de ajuda, “mas já que não quer que agente fale, vou falar uma coisa aquió”, em pesquisa no tribunal de contas (TC), n 11978/19 sobre a regularização fundiária, vinculado a secretaria de Habitação, cujo secretário é o Donato, o TC diz “Incompatibilidade da quantidade de títulos da regularização frente a demanda real, preço máximo fixado sem composição unitária, descumprimento da lei da informação, sub contratação não autorizada, descomprimento de prazo e condições de pagamento.” Três páginas de recomendação para a secretaria “Suspensão dos processos licitatórios em curso”. “E agora José? No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Ganhou estrelinha, além de prestar atenção na aula fez o seu trabalho. Parabéns nobre vereador por trabalhar e fiscalizar.

Oliveira enaltece o grande líder que luta pela nossa cidade (Exemplo de Justiça, Feliz aniversário Deputado, Denuncias, Sempre em pauta. GRANDE LÍDER), fala do carro, do boi, da ponte, do primeiro suplente, “e hoje taí, ponte do Cubatão é realidade”, pela primeira vez um governador no Cubatão, aquele mesmo que não foi o nosso candidato, que ninguém apoiou e que alguns falaram em dar um soco, cão fiel de Beto Richa. Fala da ciclovia que não está sendo respeitada, carros estacionados em cima da ciclovia, falta de respeito, educação e conhecimento.

Ney “Filósofo” “vou ser rápido e definitivo”, está gravado a verdade, falou que prestou atenção na aula mas esqueceu de falar só uma coisa. “Eu sou um fiscalizador do município” (nos mostre o que o senhor fiscaliza nobre vereador, por favor), “se dependesse da vereadora as ruas não saiam” prestou atenção na aula, mas não entendeu pelo jeito. “Proposição de todos foram votados” (Não leu nosso texto e não entendeu a aula), “não foi favorecido nem nada” (será que leu a novela da semana passada? Carapuças estão sendo servidas? Não sabemos). Mas esqueci de falar o mais importante “como é que a vereadora vai sair na rua depois de asfaltada, pedir votos nessas ruas será terrível”.  Terrível é ouvir um vereador eleito pelo voto da população falar uma coisa dessa. 

Professora Paulina fala sobre o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral (PDS Litoral), onde apenas 1 vereadora esteve presente nas reuniões, falou dos escolhidos para  representar a população no acompanhamento e fiscalização, falou da nova fase. Falou da iluminação do Mirim, próximo ao aeroporto. Reforçou a aula de hoje, já que professor não cansa de ensinar e explica quantas vezes for necessário ao seus alunos entenderem.

Paulo Eder dá nome aos que aplaudem as falas de algum dos seus pares, parabeniza o pessoal da Alice, funcionários da Casa Grande, fala que temos os melhores professores do litoral do Paraná (notamos isso durante a aula de hoje), elogia aquele que bate escanteio e cabeceia (mas só faz isso que não tem um bom time), fala do tratoraço, elogia os tratores e patrolas da secretaria de obras, a principal da terra de Alice. Falou do Cidalgo, pescadores, armadores, 12 milhas, homenagem. Falou da corrida de Garçons, do Seu Vandir. Fala que não votou no governador, mas vai elogiar o pessoal que está expandindo a Terra de Alice a todo o Litoral de Alice, fala do deputado que tem seu nome inserido na história do Paraná. (Sem dúvidas, postamos alguns links da história que ele fez).
Alex “Elegantíssimo” da um salve a todos, em especial a Dra. Denise (somos seus fãs Dra.), nomes ao aplaudintes, um salve ao Capitão Romão da Polícia Militar em Guaratuba e ao Capitão Siqueira do Corpo de Bombeiros (somos seus fãs comandantes). Falou dos jogos da aventura e natureza, body boarding e MTB no Descoberto (Lembraram que existe área rural em Guaratuba), parabéns a mais um monte de gente, fala dos jogos da terceira idade. Pega o gancho e elogia o Prefs e do Deputado. Lembra das ações do Executivo, no Legislativo (tem que ter um reforço da aula).

Presidente fala da Avenida Paraná e iluminação pública, segurança pública e cobra a Copel. Mais um assalto. Sobre a ponte do Cubatão, abril ou maio de 2017 ouviu dizer do Prefs que até dezembro daquele ano a ponte estaria pronta, então na época prometeu um boi se saísse até dezembro de 2017. Não saiu, não deu o boi. Só pra responder o estressado. Meu boi já tem filho e neto e a ponte saiu, só pra responder, não apostei, não dei a palavra e fim. Abraço a todos.

 

Autor: OEstuário.org

Data: Agosto /2019

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s