Novela Guaratubana – 19/08

Olar queridos leitores da nossa novela semanal.

Estamos aqui mais um dia, pra um resumo escrito do que se passa durante a sessão da Câmara.

Obrigado por acompanhar-nos e boa leitura.

Parte I – Padrãozinho

Blá blá blá; Aprovada a sessão da ata anterior; Ofícios recebidos, leitura do 1º secretário (que estávamos com saudades), PL 1481/19 que permite a concessão administrativa e uso de bem público pelo Prefeito, 1482 que autoriza  a venda da SANEPAR, uma grana de 140 mil para a pista de skate, convite a homenagem a próxima revista municipal de Guaratuba, rateio de saldo existente de sucumbêmcia, mais 9 mil e muitos reais, título de cidadão honorário, nome da cancha, projeto de lei sobre a eliminação de ar nas tubulações da rede de água.

Parte II – Pedir pra arrumar ruas e textos bonitos

Gabriel pede limpeza de valeta (será encaminhado), pede pra arrumar rua (não aprende né, já no primeiro vereador tem rua. Tá difícil assim ein nobres legisladores), Alex pede colocação de saibro ao lado da rodovia que vai até Garuva, Paulina solicita que arrumem rua (também), Tato pede pra arrumar rua (mas ele fez um textão bonito pra isso)e guard-rail na margem do rio da Damião Botelho.

Requerimento – Paulina pede relatórios sobre o programa “Meu primeiro emprego”. 

Moção de aplauso ao Dr. Carlos Eduardo da Silva Santos. Votado hoje e aprovado. Parabéns Dr.

Entrega de moção de aplausos, votados a algumas sessões atrás, ao casal Liliane e Mário, que a 20 anos atrás fundaram o colégio Novo Espaço. A filha do casal lê um belo texto sobre a vida deles e como foi o processo de fundação do colégio. Homenagem justa.

Pareceres – PL 1478, CCJ favorável. PL 1479, favorável. 

Parte III – Parabéns, parabéns, parabéns e parabéns

Explanações finais – Gabriel “Gratidão” vai parabenizar todo mundo pela inauguração da ponte do Cubatão. Dei uma cochilada enquanto ele lia, mas quando acordei ele ainda tava agradecendo. Falou dos Jogos da Natureza e da Aventura e também dos 4 milhões de mickeys a revitalização da orla (novamente).

PL 1682 – aprovado. Título de cidadão honorário ao seu Nicanor.

Donizete “Doze tento” fala dos homenageados da noite, como já dito por nós, justa e merecedora. Falou do líder do governo, que estava ausente na semana passada, reforçando um pedido da Prof. Paulina em relação a rua Manoel Ribas. 

Tato “Valete de copas” gostaria de salientar sobre o guard rail, ao lado da Abravar, agradeceu quase todo mundo. Parabenizou.

Itamar “Cassininho” diz que está se preparando, mas ainda não foi dessa vez. Agradeceu o “gratidão”, falou das décadas de discussão da ponte. É mérito, parabéns, independente de oposição ou situação, tá lá a ponte. Essa é a “Terra de Alice” que muitos vereadores vivem. Encaminhou uma demanda para secretaria de ação social, sobre o programa “Jovem Aprendiz”. Ele critica mesmo, não mama na teta, mas também não se retrata de erros, principalmente a uma “denúncia” grave e infundada. Ele se candidatou pra fiscalizar, então se fizer bonitinho, tem até música, se fizer errado “Guenta”, mas pelo jeito os próprios erros, não comenta.

Paulo “Duquesa” Éder também parabeniza todo mundo, os aplaudintes das secretarias de saúde e de obras. Conhece todas as famílias, contínua parabenizando geral. “Tope das galáxias”. 

Vereadora Maria também agradece, ficou triste que ninguém falou que ela tava doente na semana passada, parabeniza, agradece os aplaudintes. Fala sobre a ponte do Cubatão, um sonho pra comunidade. Continua os parabéns. Falou da sua lesão, estimamos melhora e uma recuperação rápida. E parabéns Vereadora pelo seu aniversário hoje (20/08), um grande abraço de todos do OEstuáro.

Professora Paulina também parabeniza a Liliane e o Mário, fala das dificuldades e do apoio de serem educadores. Falou sobre o “Meu primeiro emprego” e “Jovem aprendiz”, adolescentes que precisam trabalhar pra ajudar em casa, sobre o CRAS e sobre a falta de participação das empresas no programa. Falou sobre a importância sobre a participação da população sobre a LDO (Lei de diretrizes orçamentárias) na quinta-feira (Correio do Litoral – Audiência Pública LOA e LDO).

Alex “Infelizmente sem bigode” cumprimenta a galera que aplaude as falas, justifica sua ausência na inauguração da ponte, fala sobre a taxa de combate a incêndio e parabeniza os bombeiros pelo trabalho, falou das dificuldades da manutenção dos equipamentos do corpo de bombeiro de Guaratuba, pede que o Prefs lance na LDO uma verba para essa manutenção, pois é extremamente importante que a população seja bem atendida. 

Paulo Eder retoma a palavra para parabenizar mais gente.

Sergio “Acamado” parabeniza os homenageados da noite e mais um monte de gente, fala da virada de casaco, em pleno sábado (que absurdo político ter que trabalhar no sábado pra tirar foto), falou da rerererererevitalização da orla, da passarela e da rede de esgoto de Caieras (gostaríamos de ter acesso a esses projetos, vereadores e secretários, onde conseguimos?).

Pretendemos em breve colocar um texto sobre LDO e LOA!!!

Após 56 minutos. FIM. Segunda que vem estaremos no mesmo bat horário, bat canal, bat lugar. 

 

 

Obrigado a todos pela leitura.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s