Novela Guaratubana 26/08

Olá gente linda dessa cidade linda.

Hoje mais um episódio da nossa novela.

Obrigado a todos e boa leitura

Parte I – Pá pum, deule levole

Bíblia, aprovação da ata e leitura dos expedientes recebidos.

Itamar, por escrito, se diz preocupado com o tratamento de alguns secretários do legislativo a vereadores, a pouca profundidade de informações em resposta a solicitações do mesmo, diz que não consegue exercer seu papel de fiscalizador com plenitude e deixa os seguintes questionamentos:

1º Qual a participação do município na regularização realizada pela COHAPAR que está sendo realizada pela empresa Henrique Imóvel Legal (HIL)??

2º No que o município colaborou com a mencionada regularização?

3º Quantas famílias foram beneficiadas?

4º Qual o âmbito do projeto? Quais bairros seriam beneficiados de acordo com o edital de licitação?

5º Quem definiu os bairros atendidos?

6º Se o município participou das audiências no bairro?

7º Quais bairros foram realizadas reuniões?

8º Quais agentes públicos participaram das reuniões?

9º Existem funcionários trabalhando para empresa ?

10º Existem outros bairros, que não estavam contemplados no projeto recebendo?

11º O prefeito confirma que sugeriu a empresa HIL para prestar serviços de regularização?

12º É possível prefeito e funcionários participarem de reuniões fora do âmbito da regularização e sugerirem a contratação da empresa?

Senhor vereador, a ordem dos fatores altera o produto nesse caso. O senhor cometeu um erro gigantesco e agora vem fazer o que deveria ter feito antes? Quem bom que o senhor, pelo menos internamente, reconheceu seu erro e agora resolveu fazer as coisas de forma correta. Duas semaninhas deu tempo de trabalhar bastante né? Mas sobre as questões acima, esperamos que obtenha as respostas, pois as nossas nunca foram respondidas pelos secretários.

Logo após a carta do Itamar, chegou uma carta sobre a fala dele. Onde foram RE-expostos o que ele falou na sessão do dia 12 (Novela do dia 12). 

Trazemos aqui alguns trechos da carta lida pelo secretário Sérgio Braga.

Tais afirmações são levianas. Se quisesse ser leal com seus eleitores, o vereador Itamar diria a verdade, coisa que lhe é muito difícil fazer, citando que não é processo licitatório do município de Guaratuba e sim do Governo do Estado do Paraná, por meio da COHAPAR. 

Portanto basta ler com um pouco de atenção e inteligência para entender o processo licitatório. O Edital deixa claro a má fé do vereador ao referir-se a licitação como se fosse do município.

Att;; Dra. Denise, procuradora geral do Município”

Vocês conhecem a Dra. Denise? Pois deveriam, já falamos em outros textos que somos fãs dela. Pessoal e profissionalmente falando, uma mulher espetacular e atenciosa. Mais uma vez “Somos seus fãs doutora”.

Em complemento ao ofício passado, encaminhado no dia 19, do superintende da COHAPAR, falou sobre o programa e sobre a licitação e sobre questões do programa no município.

Passamos às proposições dos vereadores. (Quem será que vai pedir pra arrumar rua?)

Paulo “Amigo do Rei” Eder pede WIFI Grátis na Praça Central, na Praça da Paz e no Ginásio do Canela.

WIlson “Mudo / calado” pede lombada. 

Itamar “Pulo errado” pede concerto do asfalto que foi cortado. 

Donizete “forço o pé” pede reforma do Ginásio.

Indicações dos  Srs. Vereadores.

Itamar pede a colocação de placas com os nomes das ruas e lixeiras por toda a cidade.

Donizete pede a instalação de um molhe (quebra-mar). Se o prefeito fizer o estudo correto de tal obra, saberá que isso é o famoso “adianta nada”. Entendemos a boa intenção do vereador, mas além de ser obra eleitoreira que será destruída e reconstruída, é de um vereador da oposição, então dificilmente o prefs vai fazer. Pede também muro de arrimo em Caieras, técnicamente sem noção.

Entrega de moção de aplausos ao Dr. Carlos Eduardo da Silva Santos, médico do postinho do Coroados. Saúde, sucesso e felicidades. 

PL que dispõe sobre o passe livre para pessoas com deficiência em Guaratuba. Aprovado. Parabéns vereador Ney pelo projeto e por aprender qual o papel do vereador. 

Laudi “Fantasma” Tato fala do REFFIS, fala da venda das ações da Sanepar que é para compor caixa do Guaraprev, sendo que foi votada a pouco tempo o reparcelamento do mesmo. “Ação descabida e desproporcional” do prefeito que vai querer vender a prefeitura e as secretarias. Se o parcelamento foi votado, porque precisa vender as ações. “A justificativa é mentirosa, no mínimo mentirosa”. “Isso não se pode admitir”. 

Senhor vereador, concordamos quando o senhor fala que as ações são da população e não da prefeitura. Também nos posicionamos contra a venda, porém, tu acha que a base votaria contra tal projeto?

Professora Paulina fala da “Semana da pessoa com deficiência”, fala de políticas públicas para garantir direitos sociais e formação cidadã, através da APAE e APADVG. Fala sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que é previsto R$166 Milhões com metas e prioridades (O que é LDO?), falou da visita do Capitão Siqueira, e da importância para Guaratuba dos serviços dos Bombeiros. Agradece também aos alunos que visitaram a câmara municipal na semana que passou.

Ney “Filósofo” Stoqueiro faz parte da Guaraprev, afirma que o rombo vem de outros prefeitos e é muito grande, diz que o prefeito vem empurrando e parcelando para que sobre dinheiro. “Eu não acho que nós não deveríamos fazer a coisa certa, é a minha opinião”, a respeito da venda das ações. Falou do REFFIS em até 24 parcelas. 

Donizete, segundo ele mesmo se inscreveu só para poder comentar sobre a proposição para a continuidade da reforma do Ginásio da Figueira e da importância de tal para a cidade.

Itamar “Tchutchado” não preparou um discurso, mas tem algumas considerações. Parafraseando Ney e Tato, eu tenho uma posição se o dinheiro for pro Guaraprev é um bom lugar para parar esse dinheiro. O REFFIS precisa ser analisado. Não entrará no assunto da COHAPAR, disse que já conversou com a Dra. Denise e com o Donato e vai continuar batendo nessa tecla. Também acha interessante dizer e reafirmar que não se incomoda com pressão e palavras ásperas. Entende como funciona os 3 poderes. “Sempre tem um grupo político tentando me colocar no meio de confusão”. O blábláblá de sempre sobre base x oposição. Falou da matéria do “Jornal da Hora” sobre os “Fakes da Justilândia” (Jornal da Hora – O exército fake da Justulândia)

Maria fala sobre o Dr. Carlos, também agradece todos os secretários, procuradora, família e presentes. Blábláblá base x oposição. “O que eu mais vejo em rede social é crítica, quem não está contente, vá fazer, porque se eu não tenho condições de fazer, tenho que ficar quieta”.

Que absurdo vereadora, temos que cobrar sim, temos que reclamar sim. E não temos o poder que o prefeito tem pra fazer. Se fosse pra só elogiar, seríamos um dos CC’s da prefeitura.  Inclusive, quem quer reclamar de qualquer coisa, pode ligar no 156 da prefeitura e protocolar sua insatisfação. 

Sabemos que o prefeito trabalha, mas se nos calarmos será que ele continuará fazendo?

Alex fala da equipe do postinho do Coroados, falou do “Dia da Educação Infantil”, sobre a “Semana da Pessoa com Deficiência”, falou sobre o ofício do Capitão Siqueira para manutenção do corpo de bombeiros, em especial os veículos da frota, que passa por dificuldades financeiras para continuação dos serviços. Falou sobre a PL 1479, sobre a PL 1480. Blábláblá base x oposição.

Sergio “Bravão” Braga vai levar todas as reivindicações como sempre, fala da Guaraprev, defende o Pref’s, tá fazendo tudo certinho (hahaha), defende o “Deputado dos Diários Secretos” que usa o dinheiro dos nossos impostos para trazer obras pra Guaratuba, dá uma pistolada contra a oposição, Pref’s Bob está fazendo das tripas corações que trabalham até aos finais de semana (como se ninguém em Guaratuba fizesse isso), fala do grupo da oposição que tá reclamando das coisas. Não sabe se estará aqui ano que vem ou daqui dois anos (Nós sabemos, não estará, pois o senhor estará inelegível na próxima eleição. Mas provavelmente um carguinho na prefs vai conseguir se a situação for reeleita). Pistola mais um pouco. Manda a merda quem reclama e não está contente.

Esqueceram o vereador Paulo, que pede a palavra, elogia o sr. presidente. Fala das responsabilidades, fala do Pref’s,  Convida, para no dia 30/08, a Conferência Municipal de Assistência Social (A Importância das Conferências Municipais), no salão da igreja do centro. Elogia o Secretário de Saúde, Gabriel Modesto, sobre a agenda dinâmica. Fala sobre as empresas de terraplanagem e tampões da Sanepar, pede que a Sanepar sinalize as tampas. 

Após 1 hora de sessão, fim. 

Semana que vem tem mais. Dia 02 de Setembro, segunda-feira, as 20:00h na câmara municipal.

 

Autor: O Estuário

Data: Agosto de 22019

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s