A Ponte da Baía de Guaratuba !!

Assunto antigo e sempre muito atual na nossa cidade, é a tal Ponte, ainda mais nesses dias de nevoeiro em que os atrasos e fechamentos são mais constantes e a recente re-inauguração da Ponte do Cubatão.

Vemos muita gente defendendo a construção dela, pois facilitaria a vida dos turistas e moradores, porém, ao nosso ver, um achismo raso, sem o mínimo de análise.

Um texto já foi públicado a dois anos atrás pelo Correio do Litoral, com um artigo de autoria do Marcus Aurélio de Castro, originalmente publicado pelo “Jornal Impacto Paraná”, explicando vários pontos em relação a construção da ponte. (https://www.correiodolitoral.com/8783/artigo-porque-nao-construir-a-ponte-de-guaratuba/). Texto da matéria corrigido da matéria https://www.correiodolitoral.com/6717/unico-interessado-desiste-do-complexo-viario-do-litoral/

Lembrando que esse texto, aqui publicado pelo “O Estuário”, contou com a participação de um Historiador, mestre em Antropologia, uma geógrafa, mestra no ensino de ciências ambientais, um gestor ambiental, mestre em ciência do solo, um engenheiro de pesca, mestre em recursos pesqueiros, dois jornalistas, um formando em gestão ambiental e outro em gestão de turismo. Colocamos a formação dos colaboradores, para mostrar que não são achismos e sim um texto baseado em estudos, pesquisas e leituras sobre o assunto.

NOSSO TEXTO É LONGO, MAS IRÁ ESCLARECER MUITA COISA.

Primeiro que a cidade / Estado não tem verba para tão grandiosa obra, então a obra só sai com intere$$e privado. Ou seja, alguém que tem muito interesse e dinheiro precisaria financiar tal obra. Então a obra NÃO seria para você morador, turista, comerciante ou empresário da cidade. Essa obra é / será para algum grande grupo multinacional, formado por mega empresários com interesses portuários. Porque portuários? A principal função da ponte seria ligar os portos de Antonina e Paranaguá à Itajaí, Itapoá e São Francisco. 

Consequentemente o fluxo de caminhões aumentaria. Como estão as ruas de Guaratuba? Suportam esse aumento de fluxo? É só olharmos Paranaguá e Antonina como estão.

Com o aumento de fluxo de caminhões abriríamos postos de trabalho sim, teríamos mais oficinas e restaurantes, mas o Guaratubano só serve para isso? 

Quem aqui acha bonita a entrada de Antonina e Paranaguá? Com restos de caminhões e equipamentos espalhados, ruas esburacadas?

Aumentando o fluxo de caminhões, aumentaria também a migração de moradores de outras regiões pra Guaratuba. Consequentemente aumento na procura de serviços públicos como educação e saúde. Nossos hospitais, postos de saúde e escolas suportariam esse aumento? Com o aumento de pessoas, cresce a violência. Guaratuba tem efetivo policial para isso? E a coleta de lixo?

“Ahhh. Mas aumentariam os investimentos e recursos municipais.” Investimentos para você morador ou para facilitar o lucro dos mega empresários?

Ou vocês acham, realmente, que investidores chineses estão preocupados com a educação do seu filho? Eles querem aumentar o lucro e o poder deles.

Ambientalmente falando, quais seriam os efeitos que uma ponte traria a baía de Guaratuba? Alteração do fluxo da maré? Tem algum estudo sobre isso?

E já falamos o que a degradação do mangue pode trazer para a cidade. Alagamentos e aumento do nível da maré são apenas 2 exemplos.

Guaratuba tem espaço para crescer? Esses novos habitantes teriam renda para comprar terrenos / residências dentro da lei ou iriam para áreas de invasão?

No que o turismo ganharia com isso? No que o guaratubano que lida com o turismo ganharia? Você acha que os caminhoneiros ficariam hospedados em hotéis da cidade e gastariam seu suado dinheirinho com refeições nos restaurantes? Os turistas gostariam de dividir uma estrada de mão dupla com mais caminhões? Os turistar iam querer vir descansar numa cidade com intenso fluxo de cargas?

Pedestres, ciclistas, crianças se sentiriam seguras em andar por ruas onde o fluxo de caminhões se intensifiquem? Como é o trânsito em Paranaguá? É seguro?

O aumento do tráfego de caminhões facilitaria o tráfico de drogas? Já foram aprendidos R$3 Bilhões em cocaína. Esse não seria um facilitador para os traficantes trazerem mais drogas?

Além da exploração sexual, inclusive de crianças e a falta de serviço formal.

“Mas na neblina / nevoeiro as balsas param”, mas a ponte Rio-Niterói também são fechadas quando há neblina, além de engavetamentos.

“Se alguém tiver morrendo tenho que ficar esperando na balsa” Seguinte, se você está em Matinhos, você vai para Curitiba ou Paranaguá. Se você está em Guaratuba, vá para Joinville. Simples não? Já que Joinville está melhor equipada que Guaratuba, Matinhos e Paranaguá. Porque ao invés de ficar enchendo o saco por uma ponte, não lutamos por melhorias na saúde das cidades??

Aí você me diz “Ahh. Mas tá na Lei Estadual. Era para a ponte já estar pronta a 15 anos, pelo menos”. Nossos governantes são incompetentes, principalmente aqueles que colocaram em 1989 na nossa Carta Magna. Pode ser que a 30 anos atrás a ponte realmente seria uma boa para nossa cidade e nossa região, mas hoje não é. Não trará desenvolvimento para região ou cidade. Pode ser que entre um pouco de dinheiro nos cofres públicos, sim, mas sem dúvida, será insuficiente para consertar tudo que estrague e melhore a vida da população.

Caminhoneiro é sim a classe trabalhadora mais importante do nosso país. Tem jornadas de trabalho desgastantes, alto preços de pedágios, estradas esburacadas. Mas a falta de planejamento do poder público faz com que sofram e infelizmente contribuam para que cidades se degradem. Nosso máximo respeito aos caminhoneiros que movem esse Brasilzão, mas infelizmente nossa cidade não está preparada para recebê-los.

A ponte facilitaria a vida dos moradores da Prainha e Cabaraquara. Mas tu acha que estão preocupados com os moradores guaratubanos que moram do lado de lá da balsa? Os políticos só se lembram de lá a cada 3 anos quando chega próximo as eleições.

GUARATUBA NÃO SUPORTA UMA PONTE!!! O GUARATUBANO NÃO MERECE O DESCASO DO ESTADO PARA FACILITAR O LUCRO DE MULTINACIONAIS!!!

Uma ponte na baía de Guaratuba é Desenvolvimento pros outros e sustentabilidade para ninguém !!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s